Menu fechado

Advogar na área imobiliária vale a pena?

É o tipo de pergunta que terminei de ouvir e a minha resposta será sempre a mesma: Olhe ao redor, o que você enxerga? PRÉDIOS! Quantos imóveis existem em sua cidade? Incontáveis. Agora eu lhe pergunto: Vale a pena advogar na área imobiliária? As pessoas que não conhecem o Direito Imobiliário sequer conseguem enxergar todas as POSSIBILIDADES das mais diversas formas de atuações.

Um advogado imobiliário precisa possuir obrigatoriamente conhecimento em áreas afins. Então, conhecimento em Direito Civil, Notarial e Registral são obrigatórios. Não venha me dizer que você ingressa com ação de cobrança de taxa condominial e que advoga no Direito Imobiliário que eu irei rebater na mesma hora e lembrá-lo que cobrança de taxa condominial não é Direito Imobiliário!

Minhas análises sobre a área não encerram por aí, eu sempre brinco durante minhas palestras com esse tema, falando que uma pessoa pode morrer sem precisar contratar um advogado criminalista (amém senhor), mas é praticamente impossível morrer sempre precisar de um advogado imobiliário, porque em algum momento da sua vida você irá  alugar, comprar ou vender e isso vai demandar um conhecimeto jurídico que a população em geral não possui.

Eu acredito que para a magnitude do Direito Imobiliário, a quantidade de profissionais especialistas na área deixa muito a desejar, muitas vezes as pessoas optam por especializações processuais ou mais comuns que a rica área imobiliária.

Lembro que quando ingressei na graduação do curso de  Direito ninguém queria cursar engenharia civil porque o indicie de construção era baixíssimo, porém poucos anos depois vivenciamos o “boom imobiliário” e mão de obra no setor da construção era artigo escasso. Lembro de meu pai que tinha uma pequena empreIteira precisando contratar mão de obra nas cidades vizinhas para conseguir dar conta de todos os trabalhos que estavam surgindo.

Hoje, infelizmente não nos deparamos com essa realidade, mas observem como o mercado é cíclico, os imóveis que estavam em estoque estão acabando, as empresas que antes construíam, hoje estão reformando, quem muito comprava, hoje está alugando e assim por diante.

Eu quero lhe dizer que independente da realidade mercadológica, o advogado imobiliário SEMPRE será demandado, o maior desafio é você demonstrar ao seu cliente que seu serviço preventivo, seja na consultoria, due diligence ou de qualquer outra forma é essencial para conferir segurança jurídica ao negócio e que a falta dele poderá gerar um prejuízo financeiro incalculável.

Perceba que o desafio é grande, mas as possibilidades de ganhos também. Sendo assim, quanto maior o desafio, maior o resultado.

Lembrando que nesse final de semana irá iniciar o ÚNICO curso de prática em Direito Imobiliário de Salvador, para maiores informações, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *