Menu fechado

O que esperar do mercado imobiliário em 2021?

A análise do atual mercado precisa ter duas visões, tendo como base os pontos positivos – sim, a pandemia trouxe muitos pontos positivos para a atual situação do mercado e os pontos negativos – que também impactam no mercado como um todo.

Quais os pontos positivos do mercado imobiliário e o que esperar dos próximos meses?

Como sabemos, a taxa de juros está muito baixa e mesmo que aumente em alguns meses, a tendência é que continue baixa, se comparada as taxas dos ultimos anos. Outro ponto, que merece destaque é o aumento considerável de crédito e das locações não residenciais de galpões para e-commmerce. Junção que melhora o cenário imobiliário como um todo. Já que, menor taxa de juros, aumento do crédito, mudança do perfil para locação mais atrativa e de maior porte refletirá em uma futura falta de estoque e consequentemente, maiores demanda e oferta.

Com o início da vacinação, está ocorrendo um aumento do desejo de comprar o que remeta a conforto, espaço, beleza e isso também reflete no reaquecimento dos  setores do residencial. É como, se para o mercado imobiliário, o novo normal estivesse se adequando e mudar de ambiente fosse uma peça chave.

Quais os pontos negativos?

Vivemos uma época de desemprego recorde, inflação significativa dos insumos, o que antes era visto como excelente investimento, diante da necessidade de espaço, conforto, tranquilidade, deixa de ser, como por exemplo  imóveis super compactos. Será que continua sendo uma boa opção para investimento?

Fundos de investimentos do setor hoteleiro também teve uma retraída, visto que, com muitas cidades em lockdown, a opção de viajar e não ter tantas opções de lazer, reflete em uma menor rentabilidade para o setor. Afinal, é um setor que se mantem, quando a economia e o turismo estão aquecidos, momento em que,  a renda dos investidores cresce, mas quando a situação econômica não é favorável, o movimento do setor cai e isso ocasiona uma diminuição do retorno  para os cotistas.

O que isso impacta no seu trabalho, se você é um advogado ou corretor de imóveis que atua na área? Em tudo! Afinal, entender do mercado imobiliário é a chave para enxergar novas oportunidades, ofertar serviços diferenciados e consequentemente conseguir uma melhor remuneração. Saber por qual corrente o rio do mercado imobiliári0 passará nos próximos meses te direciona melhor para as oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *