A compra de imóvel em leilão acaba sendo uma excelente opção para muitas pessoas, principalmente em razão de o preço ser inferior ao de mercado, chegando a gerar algo em torno de 20% e 30% de economia, porém o que alguns clientes não imaginam é o quanto a assessoria jurídica na aquisição do imóvel em leilão confere mais segurança jurídica.
Essa assessoria poderá ocorrer durante uma consultoria jurídica, momento em que o Advogado poderá ter acesso ao edital, fazer pesquisas de ações judiciais e se inteirar para saber se é viável arrematar o imóvel ou não.
Quais são as principais informações que você precisará obter para conferir mais segurança jurídica ao seu cliente?
1- O Advogado precisará analisar atentamente o edital, principalmente para ter conhecimento se o imóvel possui dívidas e se ele está desocupado;
2- Pesquisar a existência de ações judiciais movidas contra o agente financeiro, até porque poderá existir decisão judicial suspendendo a realização do leilão;
3- Se o imóvel estiver ocupado faça questão de lembrar ao seu cliente que mesmo após quitação do valor devido, a responsabilidade em desocupar esse imóvel será dele.
Sendo assim, durante a consultoria apresente os custos que ele terá com a ação judicial e lembre que não há prazo definido para desocupação do imóvel. Então, o Advogado deverá alertá-lo que se o objetivo for adquirir imóvel para moradia imediata, talvez arrematar o imóvel ocupado não seja a melhor opção.
Contudo, nada impede que, após arrematação o Advogado seja contratado para “negociar” a desocupação do imóvel, ainda que seja mediante pagamento de carreto, mudança e aluguel para o antigo mutuário, fazendo as contas necessárias, muitas vezes é mais rentável para o Advogado resolver a desocupação do imóvel de forma extrajudicial.
Essas são algumas dicas para ajudar seu cliente que tem interesse em adquirir imóvel que será leiloado.
Bom dia. Gostaria de ser informada quando houver turma online.
Desculpe, não entendi sua solicitação. Sobre qual turma está se referindo?