Menu fechado

Tendências para o mercado imobiliário em 2020

O ano novo se aproxima e quem atua no mercado imobiliário precisa começar a pensar o que passará a ser atrativo no próximo ano, e para pensar no mercado imobiliário para futuro é necessário analisar o que tem impactado e o que impactará na vida dos possíveis “consumidores”.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida atualmente é de mais ou menos 75 anos e isso reflete nos imóveis que serão construídos e reformados, pois existindo uma população mais “velha” surge a necessidade de construção de imóveis direcionados para essa parte da população, a velha lei da oferta e da procura. O fato é que,  essa faixa etária exige inovações que não exigia há 10 anos, hoje essas pessoas são muito mais ativas, passam pouco tempo dentro de casa, buscam qualidade de vida e convivência em grupos.

Além disso, a moda do compartilhamento de produtos e serviços cresce de forma considerável, principalmente entre os jovens, o que poderá refletir na aquisição de unidades menores, espaços mais abertos e com mais equipamentos funcionais compartilháveis, como por exemplo, bicicletas, patinetes, carros, entre outros.

De acordo com o site mercadoeconsumo, as modalidades de consumo colaborativo mais utilizadas  são as caronas (41%), aluguel de casas ou apartamentos para temporadas (38%) e aluguel ou compartilhamento de roupas (33%). Outras possibilidades buscadas são as bicicletas (21%), os financiamentos coletivos (16%), coworking (15%) e cohousing (15%). Com esses dados,  é possível perceber que o novo perfil de consumo  optará por imóveis menores, pois terão cada vez menos bens móveis próprios.

E os anúncios dos imóveis para locações e vendas? A tendência é que as fotos deixem de ser tão utilizadas e os corretores de imóveis trabalhem cada vez mais com vídeos, tendo em vista o aumento considerável da realidade virtual e o consumo massivo por vídeos, principalmente nas redes sociais.

A automação residencial também será a “bola da vez”, equipamentos que funcionem com comandos de voz, fechaduras com impressão digital, sistemas de câmeras estão sendo cada vez mais procurados.

Diante disso, é possível concluir que essas renovações mercadológicas refletem nas construtoras, incorporadoras, corretores de imóveis e até mesmo no desempenho do trabalho dos advogados que atuam junto ao mercado imobiliário.

Você, está preparado para o novo mercado imobiliário? Me conta o que mais será tendência em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *