Menu fechado

Vale a pena advogar na área imobiliária?

Lembro como se fosse hoje, quando entrei na faculdade para cursar Direito (2010), ninguém queria cursar Engenharia Civil porque o mercado estava desaquecido, alguns anos depois veio o “boom imobiliário” e os meus amigos que cursavam Engenharia Civil, ganhavam como estagiários mais de R$ 1.000,00 por mês, na época, enquanto eu ganhava em torno de R$ 400,00.

O mercado imobiliário é cíclico e em breve estará reaquecido por diversas razões, entre elas porque a quantidade de imóveis em estoque está acabando e voltar a construir  será uma necessidade para um futuro bem próximo. Ocorre que, quando isso acontecer você Corretor de Imóveis e Advogados deverão estar preparados.

Costumo brincar em minhas palestras falando que alguns são corretores de imóveis e outros estão corretores de imóveis, na advocacia imobiliária é a mesma coisa. Alguns Advogados acreditam que a atuação no Direito Imobiliário é ingressar com ação de cobranças de taxas condominiais – ledo engano.

A advocacia imobiliária é muito mais abrangente e reflete diretamente em diversas áreas afins. Para quem quer começar a atuar na área, um curso de prática e posteriormente uma pós-graduação (tendo em vista que corresponde a um valor elevado) será uma boa opção.

Contudo, se você não tiver condições de arcar com esse valor, um bom livro para começar a entender sobre Direito Imobiliário, livro objetivo, linguagem fácil e super atualizado é do Autor Scavone Júnior (livro queridinho de todos que atuam nessa fascinante área).

Enquanto advogada eu prestava muita consultoria jurídica para locatários, locadores, compradores, vendedores, possuidores, proprietários, para pessoas físicas (em sua grande maioria) e jurídicas que queriam tirar algum tipo de dúvida que tinha como objeto central imóvel.

Perceba que é impossível morrer sem precisar contratar uma consultoria imobiliária porque em algum momento da vida todo mundo vai participar desse tipo de relação jurídica.

Mais que isso, em razão da pseudo segurança que os condomínios edilícios oferecem, quase todo mundo que nós conhecemos residem em condomínios e todos esses condomínios precisam de assessoria jurídica para cobrança de taxas condominiais, revisão de convenção do condomínio, revisão do regimento interno, para tirar dúvidas rotineiras, para destituir síndico. As atuações dentro da advocacia condominial são inúmeras.

Os corretores de imóveis também poderão ser excelentes clientes, as administradoras de condomínios da mesma forma, os investidores e tantas outras pessoas físicas e jurídicas que precisam da expertise de um advogado que atue na área.

Então, tendo em vista uma significativa e futura melhora no mercado imobiliário, aconselho que, se você tem interesse em atuar na área, enquanto o mercado está relativamente desaquecido será o melhor momento para investir nesse tipo de conhecimento e quando o mercado reaquecer você estará pronto (a).

Lembrando que, meu curso presencial de prática imobiliária está com as inscrições abertas e se você tem interesse em conhecer um pouco mais desse mundo, a partir de uma visão totalmente prática e objetiva, basta clicar aqui.

2 Comentários

  1. Antônio Góes

    Boa tarde. Sou Corretor e Avaliador de imóveis, trato c/ documentação cartorária e estou no penúltimo semestre de Direito.
    Minha experiência profissional ao longo dos anos por certo deverá de alguma sorte contribuir p/ uma atuação em Direito Civil e Imobiliário.
    Quero parabenizar o CRECI por mais esta excelente ferramenta e oportunidade de atualizações e aprendizado.
    Abs. Góes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *